Há por aí alguns tipos a zurzir nas movimentações que andam a fazer os alunos e os pais de alunos de escolas com contrato de associação. Isso só acontece por simples ignorância. Marques Mendes explica bem o problema:
Como se perceberá, apenas se poderia saber se o financiamento público de colégios com contrato de associação é despesismo se soubessemos quanto custa, realmente, cada aluno de uma escola estatal. Foi isso mesmo que o CDS requereu: uma comissão para determinar o custo médio de um aluno num escola estatal. Só que, curiosamente, o Partido Socialista, mais o PCP, mais o BE, inviabilizaram a proposta. E porquê? Aceitam-se apostas...
Na minha tertúlia nocturna descobri, hoje, uma coisa curiosa: Há por aí muita gente que está convencida que apenas se compram e vendem acções em operações bolsistas. Ahhhhhhh! Esta malta desconhecerá que apenas uma ínfima parte das sociedades anónimas tem acções cotadas em Bolsa? E desconhecerá que, embora não cotadas, as acções têm um determinado valor? Oh, valha-me Deus! Até a mim, em tempos que já lá vão, me pagaram um serviço com acções de uma empresa, hoteleira, aqui do burgo. E, já agora, as famosas SAD - do Sporting, Porto e do Benfica, por exemplo - sempre estiveram cotadas na Bolsa? E, enquanto não estiveram, não vendiam acções?
Manuel Alegre não é da minha tertúlia. Mas é dos que desconhecem a realidade. Enfim...