gerado por sloganizer.net

29 de abril de 2007

Peregrinos



Lembro-me perfeitamente de ir a Fátima a pé ser um facto assinalável.
Pessoas, sobretudo mulheres, que face a uma adversidade de monta, prometiam à Virgem o sacrifício de ir a Fátima a pé caso as coisas corressem bem.
E era um feito.
Dizia-se: Fulano foi a Fátima a pé… foi promessa... coitado…

Hoje já não é assim. Vulgarizou-se.
Não sei se também é assim por outras terras, mas por aqui não cessa de crescer o número de peregrinos marianos. Gente dos mais diversos estratos sociais, económicos e culturais. Operários, administrativos, quadros, professores, dirigentes, empresários… cada vez é maior o número de pessoas que vão a Fátima a pé.
Mais ou menos por esta época, cedo na madrugada, ou tarde na noite, ei-los que iniciam a marcha que só há-de parar 12 ou mais horas depois, andados que foram 40 ou 50 quilómetros de bermas e valetas, para retomar no dia ou na semana seguinte, até que se alcance Fátima.
E, lá chegados, logo pensam no ano seguinte: para o ano voltamos!

Queira-se ou não, trata-se de um enorme sacrifício.
Desde logo físico; a maioria das pessoas não está hoje habituada a caminhar longas distâncias. Mas, mesmo pondo o físico de lado, basta pensar no tempo gasto; tanto tempo que poderia ser utilizado para fazer coisas mais úteis, mais produtivas e com muito mais gozo.
É por isso que não tenho dúvidas que se trata de um grande sacrifício. Disso não tenho. Nem tenho nada contra quem vai. Pelo contrário, mais que respeitá-los, admiro-os.

O que me intriga é o porquê?
O que fará mover estes peregrinos pedestres?

A ?
Haverá muitos, naturalmente, mas não me parece que se possa aplicar à maioria. Tenho vários amigos entre estes peregrinos recentes e nenhum deles é praticante; nem sequer da missa dominical participam. Ora, a crença, logo o culto mariano – não só em Fátima – é indissociável da Igreja com todos os seus dogmas, rituais e instituições, padres incluídos. É que só existe Virgem Maria dentro da Igreja. Assim, crer é acreditar e aceitar. Aceitar o todo!
O problema é que muitos dos que vão até são ateus ou agnósticos. E contudo…

Então, o que os faz ir?
Opine.

1 comentário:

Anónimo disse...

Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide credit and sources back to your webpage?
My blog site is in the exact same area of interest as yours and my visitors would genuinely benefit from some of the information you provide here.
Please let me know if this alright with you. Regards!


Feel free to visit my blog post :: secure online cash advance