gerado por sloganizer.net

27 de março de 2008

A moda da indisciplina

Está na moda ir ao Youtube pesquisar cenas de indisciplina nas salas de aula portuguesas.
Aqui está mais uma:

Muito provavelmente, esta professora, perante a impotência face às provocações recorrentes de que terá sido vítima, desenvolveu uma verdadeira armadura que a imuniza e a torna capaz de permanecer na sala, indiferente ao que lá acontece.
Antes de mais nada, é preciso dizer que esta professora não está só na sua atitude. Há muitos e muitos professores que desenvolveram esta capacidade de resistir e fazer-de-conta que deram a aula enquanto os alunos passaram o tempo a fazer coisas impensáveis. E também há muitos outros que não o conseguiram e que acabaram na miséria de uma depressão.
Claro que, simultaneamente, os seus alunos acabaram na mais completa ignorância!
E por que é que se chegou a isto?
Porque, durante estes 34 anos, os senhores políticos, endoutrinados pelos "cientistas da educação", se entretiveram, em nome de teorias sociológicas, a subtrair aos professores os meios de que estes dispunham para se para se fazerem respeitar e, assim, cumprirem a sua função de ensinar. Basta lembrar que, ainda hoje, há gente a defender que o papel do professor não é o de "ensinar", mas antes o de "mediar a auto-construção do conhecimento"...
Já chega!
É tempo de parar a publicação dos vídeos! É tempo dos senhores políticos devolverem a autoridade aos professores.
Dirão alguns que, na escola de massas, a autoridade não se outorga; que só tem autoridade quem a vê reconhecida. Pois sim. Mas umas quantas linhas bem escritas no Estatuto do Aluno - já que existe um Estatuto do Aluno - ajudariam muito a esse reconhecimento.

E, já agora, também é tempo dos jornais (para não falar do próprio ME e das instâncias judiciais) deixarem de crucificar um professor que ferre uma lostra a um garoto malcriado!!!

Sem comentários: