gerado por sloganizer.net

19 de novembro de 2004

Casa do Gaiato

O relatório elaborado pela Segurança Social à Casa do Gaiato é demolidor, afirmando que as crianças e jovens aí acolhidos vivem em “isolamento, repressão e clausura”.
Não tive oportunidade de ler todo o relatório. Contudo, pelos excertos publicados no público, fiquei “de pé atrás”. É que, segundo o jornal, maioria das 482 crianças, jovens e adultos acolhida pela Casa do Gaiato - Obra do Padre Américo - deve viver em grande sofrimento por ter sido abandonada pela família e por não gostar de viver na instituição, onde "abundam o trabalho, a disciplina e os castigos".
Repare-se naquilo que leva a concluir que os rapazes não gostem: trabalho, disciplina e castigos. Tudo ao mesmo nível!
Parece-me óbvio que, no esquema conceptual de quem elaborou o relatório, estas coisas são todas más. Trabalhar e ser disciplinado é o mesmo que ser castigado. Ou, de outra forma, trabalho e disciplina são castigos.

É melhor ler, também, este outro artigo e esta opinião.

Convem lembrar que a Casa do Gaiato nunca recebeu subsídios da Segurança Social, contrariamente à generalidade dos centros de acolhimento, temporário ou não...

Já agora, fica uma pergunta:
Será melhor (do ponto de vista educativo) cuidar de uma horta (com sacho e tudo) ou passar o dia com uma “playstation”?

1 comentário:

BlueShell disse...

Obviamente ...o cavalheiro tem toda a razão!
Todos nós temos de trabalhar...se queremos ter algo de nosso, algo para comer! Do mesmo modo temos de ter disciplina: chegar a horas ao trabalho (quando nos apetecia era ficar na cama...), ter regras de comportamento, ter disciplina quando pegamos num carro, isto é, obedecer A REGRAS...mas então...segundo ESSE PONTO DE VISTA estamos constantemente a ser castigados!!!Porra...(agora sou eu quem o diz) afinal vivo um castigo permanente...hhehehehh
Com as melhores cortesias...