gerado por sloganizer.net

18 de agosto de 2012

Orientações para distribuição de serviço

No blogue do Ramiro sustentei que as famosas "medidas de combate ao insucesso" já estavam previstas no Despacho 13-A/2012 (ou em legislação anterior) e que o pecado do ministro foi o de não ter conseguido transmitir aos diretores a mensagem de que a respetiva aplicação devia ser feita logo em julho, ainda antes da primeira fase da Indicação da Componente Letiva.
Ora, tendo sido desafiado por um dos comentadores, fica aqui o enquadramento legal de cada uma das 11 medidas.
Concedo que duas delas têm enquadramento duvidoso.



4 comentários:

Anónimo disse...

Agnelo

São 11 medidas e você só referiu 6 vezes o 13-A, que era o que estava em causa. Além disso, existem imprecisões. Por exemplo na medida 5, "afetação de docentes de Português, de Matemática e nas áreas de Expressões à coadjuvação dessas disciplinas no 1º ciclo do ensino básico" você aponta o artigo 4º, nº 8 a). Mas este só refere a coadjuvação na área de expressões.O MEC acrescentou algo. Além disso o número 8 diz"desde que a escola disponha de horas para o efeito".
O número 5 do artigo 8 aplica-se nos casos em que há insuficiência letiva e não ausência de componente letiva, penso eu.
Não vou dar-me ao trabalho de analisar tudo, pois é muito árduo e eu estou de férias.
De qualquer modo, reconheço-lhe alguma razão e apreciei o seu esforço. Mas também acho que tenho alguma razão.Houve muita desorientação e improviso por parte do MEC. Aliás, o texto que antecede as 11 medidas dá vontade de rir pois parece dar a entender que estava tudo muito bem planeado, muito bem pensado. E realmente não estava.

Ricardo Antunes disse...

Há sempre quem ache que uma visão centralista, em que o Pai ministro decide ao milímetro, é a melhor forma. Não gostam da autonomia. Assim nunca são responsáveis.

Mas a responsabilidade nasce da e na autonomia e não o contrário.

Anónimo disse...

Isto não passa tudo de medidas de fachada. O que interessa é este Ministro ficar para a História como o que destruiu a já pouca qualidade de ensino que ainda restava através de medidas como o aumento surreal de alunos por turma, a redução (e nalguns casos o fim) de disciplinas básicas/indispensáveis, o dificultar do acesso à progressão no Ensino/Cultura e a redução drástica do numero de professores.
Tudo isto, só tendo em vista a diminuição, tb drástica, da despesa com a Educação. Um retrocesso escandaloso na Democracia e no ensino de Qualidade e para todos.
O resto, é para enganar quem gosta de ser enganado ;-/

Convidada

Carlos Manuel disse...

No meio disto e já que se está a falar de ensino um pequeno aparte...
No meu tempo (nos finais dos anos 80 e 90), os alunos que iam à escola raramente tinham acompanhamento dos professores fora das aulas (e um aluno que ficasse atrasado estava f****o), não havia computadores para ninguém (nem TIC's), não havia educação cívica para ninguém, e quando algum professor faltava não havia substituições para ninguém, e toda a gente estava nas tintas para o aproveitamento escolar dos alunos (chumba-se e repete o ano!).

Hoje em dia, toda a gente se interessa pelo aproveitamento escolar, os alunos têm apoio dos professores quase a toda a hora, quase todas as escolas têm pelo menos um dou dois computadores e programas de TIC e quando algum professor falta existe quase sempre aulas de substituição.

No entanto, hoje em dia os alunos agridem-se selvaticamente e metem os videos todos na internet, chamam tudo e mais alguma coisa uns aos outros nas redes sociais, querem cada vez mais serem parecidos com a personagem X ou Y dos morangos com açucar e o nível de responsabilidade deles desceu a pique. No entanto o aproveitamento escolar continua quase igual, os resultados em disciplinas chave como a Matemática e o Português mantiveram-se e apesar de ter havido dinheiro para meter computadores alguns problemas básicos como pavilhões degradados continuam a existir. Vivam as novas medidas no ensino.