Está no Expresso (edição impressa de hoje)
CAVACO foi o menos gastador.
CAVACO Silva e os seus ministros das Finanças (Braga de Macedo em 1992, Miguel Cadilhe de 86 a 89, Eduardo Catroga em 95 e Miguel Beleza em 90) ocupam sete dos dez primeiros lugares do «ranking» da consolidação orçamental, segundo um estudo de um ex-secretário de Estado de Durão Barroso que analisa as contas públicas desde 1986 até 2004, concluindo que os Governos PS são os mais despesistas.
O melhor ano de António Guterres foi 96 (com Sousa Franco a chegar ao 6.° lugar) e o melhor ano da coligação PSD/CDS foi 2003 (com Manuela Ferreira Leite a conseguir um sétimo lugar apesar da recessão económica, da queda das receitas fiscais e do disparo do subsídio de desemprego).
Um segundo «ranking» ordena os últimos 19 anos por contenção da despesa corrente. E aqui a vitória do PSD é esmagadora, porque os dez melhores anos são de Cavaco Silva e Durão Barroso. O melhor resultado do PS é um 11.° lugar, ou seja, mesmo descontando a inflação, nunca a despesa cresceu abaixo dos 3,5% ao ano num Governo socialista.
Preparem-se para mais no mesmo!
Sem comentários:
Enviar um comentário