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18 de março de 2006

Boa pergunta...

...faz a jornalista Mónica Contreras no Expresso de hoje:

De facto, os nossos miúdos passam muito mais tempo na escola. Na escola primária, então, a diferença é abissal: o dobro dos finlandeses (com as novas componentes). E, contudo, aprendem muito menos. Porquê?
Se olharmos para o quadro comparativo que publica, (embora pouco preciso no que respeita a custos com transportes e refeições), notamos um aspecto que é fulcral: No tempo todo que passam na escola, o que fazem os alunos portugueses e os finlandeses?

Os nossos utilizam cerca de 33% do tempo com aprendizagens nucleares. Na Finlândia, o desenvolvimento destas mesmas competências ocupa cerca de metade do tempo. Só para a aprendizagem da Língua Materna é reservado um quarto do tempo total!
Isto é. Os Finlandeses perceberam que sem saber ler, compreender, interpretar e produzir texto, não se consegue aprender mais nada. E também perceberam que há aprendizagens que apenas é possível realizar à custa de trabalho individual (menos aulas / mais trabalho pessoal).
Nós continuamos a pensar que é possível ultrapassar estes problemas à base de cosmética e folclore.

Também importante:
Na Finlândia, a escolaridade obrigatória inicia-se no ano em que a criança completa os 7 anos de idade.
Para saber mais: http://www.eurydice.org/Eurybase/frameset_eurybase.html

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