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11 de novembro de 2005

Insucesso Escolar no Superior


Senhor Ministro,
Queira aceitar estas simples sugestões:
  1. Quando um aluno revele dificuldades, deve ser-lhe proporcionado um "plano de recuperação";
  2. A avaliação deve ter em conta o "ponto de partida" do aluno - o importante é o percurso/processo e não o produto final;
  3. A reprovação deve constituir-se como uma decisão excepcional e deve ser devidamente fundamentada;
  4. A decisão de uma segunda reprovação deverá ser tomada tendo em conta o parecer vinculativo, escrito, do Encarregado de Educação;
  5. Quando um aluno se encontre a repetir um determinado ano, ou disciplina, deverá ser sujeito a um "plano de acompanhamento";
  6. No final de cada ano, cada faculdade deverá enviar ao Ministério um relatório onde conste o número de alunos (1) reprovados tendo beneficiado de "plano de recuperação", (2) reprovados não tendo beneficiado de "plano de recuperação", e (3) reprovados tendo beneficiado de "plano de acompanhamento";
  7. As faltas às aulas devem, mensalmente, ser enviadas aos Encarregados de Educação;
  8. Nos horários dos professores deverão ser marcadas "horas de trabalho no estabelecimento", durante as quais estes estarão disponíveis para realizar outras tarefas.
Faça isto, Senhor Ministro.
Vai ver que o insucesso baixa drasticamente. É histórico...

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