gerado por sloganizer.net

1 de julho de 2005

Formação Cívica (cont)

Este texto não é meu. É do Carneiro, que o postou num comentário a um item anterior sobre o mesmo tema. Não lhe pedi autorização. Acho que se o postou em determinado local, não se deverá importar se eu lher der o merecido destaque.

Então, caros amigos, com a devida vénia, eis o Carneiro:

Numa cultura enfrascada - cujo nível se mede pelos êxitos televisivos -, onde os Telejornais privilegiam o que de grotesco, patético, aberrante e desconexo existe na sociedade, em vez de apresentar como modelo de vida o que de equilibrado, consistente e regular existe, é óbvio que os jovens vão percebendo intuitivamente que o eventual e duvidoso exito que poderão ter na respectiva vida futura passa obrigatoriamente por afirmar a sua individualidade. A todo o custo.
E essa afirmação é sempre mais rápida e eficaz se for desenvolvida em processos de demarcação antagónica, de confronto e, até, de conflito, do que pela autonomização em relação ao nível médio por reconhecimento exterior de capacidades acima daquela média. Aliás, o mérito não é reconhecido na nossa sociedade.
Nos escuteiros tratavamos destas coisas no ambito da patrulha, como unidade funcional colectiva de valências pessoais. A valorização da unidade plural, a valorização do contributo individual para o bom resultado colectivo e o reconhecimento das especialidades pessoais - e consequente valorização individual -, forjaram muito do pouco com valor que existe nas gerações pós-25.04.
Aliás, métodos de trabalho em equipa desenvolvidos primeiro pelos japoneses e depois pelos americanos, têm como base o sistema de patrulhas de Baden-powell. Até na Auto-europa, onde há 12 anos tive um episódio de formação profissional, eu encontrei o método da co-responsabilização da equipa, a responsabilidade da chefia, a lealdade dos chefiados.
A questão coloca-se em termos do que agora se chama de auto-estima. Se os jovens perceberem que são apreciados de determinada forma, mesmo involuntariamente flectirão comportamentos para lograr maior dose de apreço social.

Sem comentários: