gerado por sloganizer.net

1 de maio de 2006

Ecovalor

A partir da próxima segunda-feira a taxa ECOVALOR passa a abranger os electrodomésticos. Mais uma. Mais uma taxa. E como é uma taxa, sobre a taxa incide o IVA. Nada de novo. Estamos habituados.
Mas esta é uma taxa "boa". Isto é, é daquelas que se pagam com satisfação. A malta paga mais, mas um tipo fica aliviado. Sente que cumpriu um seu dever de cidadania. Porquê? Porque ela vai direitinha para subsidiar a gestão de resíduos, contribuindo, assim, para um ambiente mais favorável à nossa espécie. Trata-se, por isso, de uma taxa por uma boa causa!
Adoro taxas por boas causas. Adoro pagar mais caro por boas causas.
Mas, pensando bem, entre taxas e impostos, quais é que não são por boas causas?
Vejamos:
  • Pago Imposto Automóvel mas tenho boas estradas e auto-estradas;
  • Pago Imposto sobre o tabaco mas tenho um excelente sistema de saúde;
  • Pago Taxa Social (ou C.G.A.) mas terei uma confortável pensão de reforma se não morrer antes da idade estabelecida;
  • Pago Imposto sobre os Combustíveis e devo ter alguma coisa boa que agora não me ocorre;
  • Pago IRS e tenho a satisfação de ver o meu dinheiro bem redistribuído e aplicado;
  • Pago IVA e ...

Oh, como é bom pagar impostos!

Sem comentários: