gerado por sloganizer.net

28 de abril de 2005

Tal como eu temia...

isto não é o guterrismo reciclado. É o próprio Guterrismo!
Ora vejam:
_____________________________________________________________________

Aqui há uns dias, (eu até parodiei), o Ministro da Justiça disse que as operações policiais em zonas problemáticas, iam passar a contar com a participação de magistrados do Ministério Publico.
Hoje veio dizer que não; que estava errado; que tinha cometido um "erro de interpretação".
_____________________________________________________________________

Também há alguns dias, o Ministro da Saúde afirmou que os hospitais SA's iam ser transformados em EPE's (Entidades Públicas Empresariais). O Secretário de Estado até disse que "os Hospitais EPE serão a continuação dos actuais Hospitais SA na melhoria da eficiência e um aperfeiçoamento no aumento da eficácia e da equidade".
Hoje dei conta que não vai ser assim. O Ministro criou uma equipa de projecto para estudar a experiência dos hospitais SA e apresentar propostas. Todavia, mantém em funções a Unidade de Missão para os Hospitais SA, que tem, exactamente, as mesmas funções.
____________________________________________________________________

Faz ... não faz. Diz ... desdiz. Zig ... zag. Contradições, troca tintas e indecisões.
Ai se isto fosse com um governo do PSD...

4 comentários:

Anónimo disse...

- Azurara, O Humor é "1 mal de familia"..quase uma Instituição....lá em casa somos tds assim!....é p combater os desgostos k tds sofremos na Vida e os Cabelos brancos k vamos ganhando.... :-)
- Mas aqui ficam 2ou3 notas (mais sérias....) acerca dos últimos “posts”:

- Desde qd acreditam no Pai Natal?...Desculpem, enganei-me, ...nos Hospitais S.A. ou EPE's ????!!...afinal, n vai dar tudo ao mesmo???!!...o objectivo deles tds não é sempre só o LUCRO!!!??????...privatizar, privatizar, privatizar...p dar Lucro!!!!
....ou será q alguem se importa c o bem etar duma Nação/População e/ou pensa em termos futuros, sociais/politicos/etc...???!..até nisso, tds Partidos q vão p o Governo fazem 1 má politica....Eles e o País só tinham a ganhar, se dessem mais condições e bem estar ao povo em geral...pois gastavam mt menos dinheiro c a Saúde, as baixas, medicamentos,etc..., dos portugueses!
....até o Sampaio, outro dia, criticou o sistema de Saúde Nacional....td a gente sabe....funciona mal....e quem tiver mais $ e conhecimentos ou fôr +esperto, é q se safa melhor!!
- Qt ao Ensino (Primário ou não), a gente sabe como a “coisa” funciona.... o mal dos “putos” começa aí...na falta de (pré)requesitos (....dos Prof’s ou das crianças????!!!) :-)
....fáceis de manipular ou d “comprar” pelos seus Pais, (pq tão separados ou pq n têm tempo a trabalhar, etc, etc...) e q querem os compensar doutra forma(????!!!)....p se desculparem da falta de atenção e carinho, no
dia-a-dia....compram-lhes (tudo o q Eles, coitados, não tiveram a oportunidade de ter qd eram jovens....),
Roupas, Telémóveis, Internet, jogos de Computador, filmes de TV,....alucinantes, irreais e perigosos....depois, é só “experimentar” nas aulas, e vê-se como funciona....essa realidade “virtual”....na prática, só dá disparate!!!
...e A Escola é q tem q os “Educar” e lhes demonstrar o q tá certo ou errado, tds os dias, e a tds as
disciplinas....de resto, ensinar “Matérias”, é 1 peq. Pormenor técnico!!!! (....e depois os Propf’s do Sec. acusam os seus Colegas de n lhes ensinaram nada, q os alunos têm falta de pré-requisitos, etc, etc...)
....Arre Pôrra, digo eu !!!!!!....que circulo vicioso, criado por 1 falta de boa Admnistração!!!....tb n admira....de 1 em 1ano, tão sempre a mudar tudo no Ensino....como havemos de andar p, a frente????!!!!....Criam Programas surrealistas p Turmas surreaistas, q nunca se adequam à realidade nacional, seja na Província seja nas grandes cidades, e ainda por cima, quem inventa as novas Leis, tá sempre sentadinho lá nas secretárias “Teóricas” e NÂO FAZa MINIMA do q se passa na realidade diária da maior parte das nossas Escolas!!!!!!
....Direito ao Ensino p todos, turmas c 20 e tal alunos....(qualidade de Ensino????!!!....),
Currículos Alternativos, Currículos Adequados a cada Turma/Aluno, BLÁ, BLÁ, BLÁ......tudo FACHADA, pura Propaganda e desaquado tratamento dos Problemas Reais/Nacionais!!!!
(...Haviam de dar aulas, só por 1 semana, numa Escola de Alcântara; Baixa da Banheira, Musgueira; na periferia do Grande Porto; no meio do Alentejo Central; em Peniche; Algarve; Freixe-Espada-àCinta; etc, etc, etc, p ver o q é a realidade.....droga, prostituiçãso, alunas/adolescentes q são mães aos 14/15 anos e acham isso normal, miúdos q c 13,14 anos já têm cadastro na Polícia, q boqueiam e censuram tds as as aulas e disciplinas e/ou falltam sistemáticamente, Alunos q levam “porrada” do Pai/Mãe Alcoolico, que antes de irem p as aulas de madrugada já tiveram ou vão voltar p o “Campo” p tratar dos animais e do cultivo ou andam nas “Obras” (pq ganham +dinheiro q os Prof’s a carregar baldes e n precisam dos estudos p nada....); q dizem aos Prof’s q toda a Escola é 1 “ganda tanga” e q n querem saber d nada nem acabar o 9ºano, ou q já sabem q mesmo q se portem mt mal e q não estudem nada “passam” até ao nono ano (p/os Governos vários, dizerem q há sucesso escolar nacional, na União Europeia....), etc, etc, etc...
Pobres dos nossos Alunos....c os Pais q têm e c um Sistema Escolar assim....
Para terminar, mais: Como é q se faz 1 Congresso INTERNACIONAL de Políticas Educativas e Curricculares, em Portugal (Mangualde) e na maior parte do País/Escolas não se sabe de nada, nem chegou lá essa Informação/folhetos???????!!!
....enfim, mais words para quê???!.....Nós por cá todos bem !!!! Ah, e afinal o Valetim Loureiro e o Carlos Cruz (por exemplo, ....pq “exemplos” não nos faltam no País...), coitados, são gente honesta que tiveram foi a má sorte de serem chateados pela nossa Justiça!! ....e que Justiça e Tribunais nós temos em Portugal....no fim, até lhes vão pedir desculpa por Os ter incomodado!!! :-)
Anyway, Viva Portugal por tudo o resto q não foi mencionado aqui !!! ....e pq lá fora,....na Europa, América, China, Rússia, etc,....é tudo igual ! .....de facto, o “Homem Novo” não chega tão cedo..... :-)
.....Sorry pelo post tão grande mas não é tb p isto q os Blogs existem??....
NOTA- enviei “desenhos” p o o Vosso mail da esfa....
Sulista

Agnelo Figueiredo disse...

Eia lá Maria João. Quando ficas “picada” escreves que nem uma metralhadora. Gosto de ti assim!
Então vamos à resposta:

“o objectivo deles tds não é sempre só o LUCRO!!!??????...privatizar, privatizar, privatizar...p dar Lucro!!!!”
Nem sempre. Na maior parte dos casos, a ideia da privatização surge da constatação de que com as “regras” da Administração Pública a eficiência e a eficácia dos sistemas não são satisfatórias. Eu não sou um fanático da privatização. Preferiria soluções que mantivessem os serviços na dependência do Estado, desde que funcionassem. Para isso seria necessário alterar muitas coisas, nomeadamente privilégios do funcionarismo público. Só que isso é uma das “vacas sagradas” do nosso sindicalismo…

“Qt ao Ensino (Primário ou não), a gente sabe como a “coisa” funciona.... o mal dos “putos” começa aí...na falta de (pré)requisitos (....dos Prof’s ou das crianças????!!!)”
Ao nível do 1º ano da primária não é legítimo falar de pré-requisitos. Eventualmente, poderemos falar deles na óptica da deficiência – criança com limitações de visão/audição ou outros distúrbios. De resto, não existem aprendizagens prévias necessárias. Até o simples facto de aprender a estar sentado se ensina no 1º ano. Algumas crianças nem sequer isto conseguem aprender. Marçal Grilo, que foi ministro da educação do PS, escreveu um livro cujo título é «O difícil é sentá-los». Contudo, «todas» as crianças têm capacidade de aprender isto e tudo o mais. As que não o conseguem, ficam a devê-lo, na maior parte dos casos, a uma de duas coisas: professores incompetentes ou baixo «investimento» da família. Há famílias cujo investimento na educação é nulo, e até há outras cuja acção é negativa. São estes os casos de que falas – marginalidade, alcoolismo, etc. Por isso, as políticas têm de ser concertadas. Não se pode agir apenas ao nível da Educação. Por exemplo, a Segurança Social não deveria manter comparticipações, veja-se o caso do Abono de Família, a famílias que não cumpram os seus deveres. A Inglaterra fez isto com resultados notáveis. E, naturalmente, seria necessário rever a Lei da Família. Isto é, há pessoas que não reúnem as condições mínimas para serem pais ou mães de alguém. Nestes casos impõe-se encontrar outros pais ou outras soluções. Elas existem e devem ser encontradas e implementadas logo desde o primeiro momento em que se dê conta de que algo vai mal com a criança. Tardar, é comprometer o futuro dela.
Topas???

“Haviam de dar aulas, só por 1 semana, numa Escola de Alcântara; Baixa da Banheira, Musgueira; na periferia do Grande Porto…”
OK! Acerca disto, aconselho-te a leitura do programa Escola Cidadã que está a ser implementado em Porto Alegre, no Brasil. Trata disso mesmo. Podes procurar no Google porque encontras logo. Hoje estive a ouvir o professor Luís Gandin falar deste projecto. Claro que não é nenhum milagre, nem pode ser utilizado em qualquer população. Se calhar, nos casos de que falas, e de que fala Gandin, conseguir que os putos não se tornem drogados nem assaltantes, embora não aprendendo Matemática, pode ser uma grande vitória. O sucesso não tem de igual para todos. Ou melhor, todos têm de ter sucesso, embora o que se entende por sucesso não tenha de ser igual para todos. Quando falo com os professores da “minha” escola, costumo dizer-lhes:
O que nos importa é que cada aluno aprenda o máximo que lhe seja possível, não é que aprendam todos o mesmo!

“Como é q se faz 1 Congresso INTERNACIONAL de Políticas Educativas e Curriculares, em Portugal (Mangualde) e na maior parte do País/Escolas não se sabe de nada, nem chegou lá essa Informação/folhetos???????!!”
Que se faz, faz. Que enviamos cartazes para todas as organizações sindicais de professores, para as Universidades, para as Escolas superiores de Educação e para os Centros de Formação, também é verdade. Que publicámos anúncios em Jornais nacionais – Público e JN – também. Divulgação nas escolas básicas e secundárias, só a fazemos nas da nossa zona – distrito de Viseu.

Ainda não fui ver o email Hoje não estive na escola.

Beijos
Azurara

Estrela do mar disse...

...sabes o que é que eu acho?...que ainda vamos ter mais surpresas...e aqui estaremos para assistir sentados nesta bancada...a da política...

Um beijo*.

Ruvasa disse...

Viva!

Finalmente, consigo ver bem o blog e comentar.

"Isto" não é efectivamente o Guterrismo reciclado, não; é tão somente, tão prosaicamente, o Guterrismo requentado...

abraço

FRuben