gerado por sloganizer.net

25 de dezembro de 2004

Mentir, mistificar, manipular...

Aceito de bom grado debater projectos, ideias, concepções, sei lá, até mesmo interpretações. Podemos ter posições diferentes, antagónicas mesmo, e discuti-las. É inteligente. Em “oposição de fase” está a mistificação, a manipulação e a mentira. Execrável! Ora é isto mesmo que o meu amigo Mocho faz aqui.
Comentando o recurso à transferência do fundo de pensões para a Caixa Geral de Aposentações para evitar o incumprimento do défice, o Mocho “atira-se” ao Ministro Bagão Félix, o qual, “depois de ter proposto soluções disparatadas falha completamente o seu objectivo de controlar o défice”.
Ora, isto é rotundamente falso!
Como toda a gente sabe, o equilíbrio das contas públicas joga-se nas opções do Orçamento. Ora o orçamento de 2004 foi elaborado pela Ministra Ferreira Leite. Bagão Félix só assumiu a responsabilidade das Finanças em Julho/Agosto, isto é, a quando a execução orçamental já ia a mais de meio, e, por isso mesmo, quando já não havia grande coisa a fazer, a não ser conceber o orçamento para o ano seguinte.
Também é falso que “Nos tempos do PS, que tanto criticam, o défice baixou significativamente”. Pois foi. Baixou, baixou, baixou tanto, que até fomos agraciados, pela Comissão Europeia, com um processo por incumprimento da limitação do défice!
Lamentável!
Há uma coisa que eu não sei. Não é ironia. Não sei mesmo. O Mocho, ou qualquer um que saiba, podia explicar-me:
O que é isso de um Fundo de Pensões como este da CGD. Para que serve, que receitas tem, paga reformas por inteiro, etc.? E, naturalmente, que diferenças ocorrem para os contribuintes – os funcionários da CGD - da sua integração na CGA?
Atenção. O que estou a pedir é informação. Dispenso opiniões e “palpites” e agradeço dados objectivos.

3 comentários:

BlueShell disse...

Não comento...
Continuação de um Natal muito Feliz, BShell, sua leitora atenta!

BlueShell disse...

O cavalheiro anda, certamente, muito OCUPADO a TRABALHAR!!! já se viu que ninguém aqui tem as respostas...palpites...eu daria alguns...como não os quer...não dou! Uma muito boa noite de...TRABALHO!!! Sua leitora, atenta e sem ideias, BShell

Anónimo disse...

Mas caro azurara, o mocho limitou-se a dizer factos. Vejamos:
A manuela ferreira Leite não foi ministra do governo PSD/PP.?Ou este é outra coligação? Bagaão Félix não foi ministro dos dois governos?
A manuela F.Leite não foi considerada o supra sumo como ministra das finanças. Uma verdadeira santa milagrosa que baixou o défice? Foi não foi. ? Agora é o bagão que a critica.
OS números apontados foram numeros apontados pelo bagão, não foram inventados.Demonstram total incapacidade de previsão.
Sim o PS baixou significativamente o defice em relação a Cavaco Silva.Logo a frase não é falsa. A prova disso é que cumpriu os critérios de convergência para a entrada no euro.(baixando o défice). E mesmo quando saiu o défice era inferior a 4%. Foi artificialmente aumentado pela Manelinha para 4,5%. Ora acontece que hoje o défice não baixou. Basta leres o meu post sobre um artigo do Mário resende e está lá claro. Tanto sacrificio que foi solicitado e imposto aos portugueses e o défice real continua acima , bem acima de 4%. E se a operação de leasing , já se sabia que ia ser recusada, porque motivo se insistiu nela.?
Por outro lado o que eu contesto é a forma e a arrogânca do ministro. O seu governo( os dois falham objectivamente esta meta e ele tem o desplante de criticar os trabalhadores da caixa). Achas isso bem? Ao menos reconhecia publicamente:
O GOVERNO PSD/PP NÂO CONSEGUIU REDUZIR O DÉFICE.É apenas isso que se pede.
O que me interessa aqui é saber o motivo do falhanço. Se é mentira do governo ou incompetência?Ou as duas coisas.
Não me interessa rigorosamente nada saber para que serve o Fundo de Pensões. Não é isso que está em causa. O ministro não extingue o Fundo. Usa-o para e garante aos trabalhadores as mesmas regalias.É evidente que os trabalhadores já perceberam que vão acabar com o fundo.O que interesa aqui é que foi este ministro que afirmou que não o ia utilizar mais este ano. E mentiu.. objectivamente mentiu. E afinal é este mesmo ministro que insulta os trabalhadores e os acusa de forma salazarista de estarem contra os 10 milhões de Portugueses. A afirmaçao é ridicula e demonstra o desespero do governo e do ministro.
Gostaria que me referisses onde está a falsidade do meu texto? Ou na tua opinião a santa MFL não fez parte destes governos, já não presta?
O défice mais que nas opções do orçamento joga-se na sua concretização. Joga-se na actividade económica e no seu crescimento, no nível de receitas e na coragem para reduzir as despesas.Ora este governo falava em retoma, anunciou o fim da crise. Já consegues ver o fim da crise? Eu não.Falou e pediu contenção salarial, aumentou significativamente o desemprego.e os resultados foram?? NULOS.
Joga-se nos tais peanuts que gostas de falar a propósito de tudo. Só que experimenta uma barrigada de peanuts e vê o que te acontece.

Quanto à tua pergunta sobre o fundo de pensões...é daquelas perguntas que gostas de fazer para desviares a conversa do tema fundamental- falhanço total do governo. É o mesmo que discutires um erro concreto do árbitro e desviares a conversa falando em outro jogo.
Sabes muito bem para que servem os vários fundos de pensões, quer da caixa quer do pessal bancário. E tens na net os respectivos relatórios com os numeros todos. Passa pela pagina da CGD e está lá. Passa pelos sindicatos bancários e está lá . MAS tu não queres saber. Queres apenas desviar.Porque não consegues defender o Bagão... não consegues desmentir os erros do bagão nem do santana. E depois dizes que é falso o que os outros afirmam. O truque de atirar culpas para governos anteriores é apenas isso truque político. Só que os anteriores são do mesmo partido. E em 20 de fevereiro são os governos de Durão e de Santana que vão ser julgados. E espero eu condenados como merecem.
e mais uma vez lá vai ter o PS uma herança destas, lá vai o PS ter de salvar o País da crise económica, lá vai ter PS de tomar medidas impopulares. É sina do PS. Foi assim em 75, em 77, em 83, foi assim no primeiro mandato de guterres. É a vida...
Do execrável MOCHO