gerado por sloganizer.net

7 de março de 2005

A foto de Freitas

Anda aí muita gente a criticar a ideia do CDS enviar a foto de Freitas do Amaral para o PS. Até lhe ouvi chamar "garotice". Ora bem, vamos com calma. Diz-se por aí que a história não se reescreve e que, por isso, não se pode "apagar" o facto de Freitas ter sido fundador do CDS. É verdade. A história é imutável! Mas vejamos: quando, por exemplo, se mudou o nome da ponte (Salazar) ou quando daquela bronca, aqui bem perto, em Santa Comba Dão, com a estátua (de Salazar) em frente ao Tribunal, o que se pretendia fazer? Não era "apagar" aquele período da nossa história?
Ora, salvaguardadas as devidas distâncias, parece-me que manter a fotografia do senhor numa parede da sede do CDS seria muito parecido com manter a fotografia de Salazar numa qualquer repartição pública. Freitas foi muito mau para o CDS (embora o tenha fundado), e Salazar foi muito mau para Portugal (embora o tenha refundado).
Coisa diferente é o destino a dar à foto. Percebe-se a ideia de a enviar para o Rato. Freitas está num governo do PS. Percebe-se. Mas está mal. No governo do PS está, por exemplo, um ministro da defesa que apoiou a intervenção internacional no Iraque. Freitas, pelo contrário, manifestou-se na avenida de braço dado com Louçã, contra o "Hitler" de hoje, George Bush.
Por isso, a foto de Freitas ficaria muito melhor na sede do BE.

1 comentário:

João Campos disse...

Bem visto. Gostei especialmente da comparação à ponte. Mas sabe como é, não adiante. Este país, para além da cultura de esquerda, tem memória curta..!