gerado por sloganizer.net

18 de outubro de 2004

Treta de terra

Quando, ao fim da tarde, passeava os meus cães, dei comigo a pensar no que esta terra evoluiu. Podendo parecer que não, como propalam os profetas da desgraça, os fanáticos e os ressaibiados, a verdade é que progredimos de uma forma que não permite comparações com um passado de há meia dúzia de anos.
Por aqui, como ao nível do País, estão, aqueles infelizes, ainda imbuídos dos paradigmas do século passado. Pararam no tempo. Continuam à espera de "obras". Não se deram conta que a maior parte das infraestruturas, das obras estruturantes, estão feitas. Não se deram conta que as que ainda resta concluir se contam pelos dedos de uma mão. Não se deram conta que a essência da acção das Câmaras - que continua a ser a melhoria das condições de vida das pessoas - se centra, agora, em outras prioridades. Educação, cultura, desporto, tempos livres, 1ª infância e 3ª idade, são algumas dessas prioridades. Já antes o eram, mas de uma forma indirecta. Eram-no na medida em que beneficiavam da infraestruturação. Hoje, são-no, directamente, através da dinamização de actividades específicas e do apoio às colectividades. Hoje, sem fazer "obras", trabalha-se, ainda mais, para as pessoas.
Este fim-de-semana, nestas Terras de Azurara, pôde testemunhar-se o que afirmo:

No Sábado - Concerto do Chico César;
No Domingo - Aniversário do MotoClube
e
- Street Karting no centro da cidade.

Claro que, não se passa nada...

3 comentários:

BlueShell disse...

Ah...o cavalheiro tem cães, e passeia-os: só pode ser boa pessoa! Estou a brincar...mas é para que saiba que, apesar da idade, não sou um monstro sem sentido de humor. Por falar em humor...foi muito bem aquela ideia do pecador, e da polícia a levar o emissor para "aquele lugar"! Gostei...que posso eu fazer?
Mas também concordo consigo no que toca ao resto do post! As pessoas é que pararam no tempo...não vêem, não se apercebem...ou não querem perceber!
Que usufrua de uma muito boa noite...
...mas, por favor, páre de fumar: é que assim não há browser que resista...

Anónimo disse...

Já tive ocasião de no meu blog expressar o que penso pelo que vou aqui citar :

A nossa camarazinha desta cidadezinha de mangualde caracteriza-se por:

-Longos passeios do presidente
-Muitas faltas do presidente e um vereador- ( minto o senhor dá meias faltas porque chega a meio das reuniões).
-Falta total de planeamento estratégico para Mangualde
-Algum trabalho, reconheço, de alguns vereadores mas que pelo facto de terem de acorrer a muitos fogos e realizarem actividades "não visiveis" passam despercebidos , apesar do trabalho feito.
-E ainda por ter um sempre jovem vereador, eterno protocandidato a presidente, que na sombra tem comandado o partido e cuja actividade consiste em realizar festas e arraiais mais ou menos pimbas.( lembram-se do TOY)
-E de facto o sempre jovem faz muitas festas. Mangualde tem dívidas mas tem festas.
- Qual não foi hoje o meu espanto quando indo ao centro e pretendendo deslocar-me à CGD tive que andar por uns becos porque pasme-se : o centro principal de mangualde, a estrada principal, a rotunda principal o largo da câmara, estavam totalmente fechados. hoje não se atravessava mangualde. Certamente algum actividade importante de promoção da localidade pensei eu....
POIS... nada mais nada menos que uma promoção de uma empresa privada que consistia em fazer uams corridas em mini carros à volta da rotunda para miúdos. E o povo estava lá.
Mas isto cabe na cabeça de alguém? não tinham a estrada nova, não tinham a Rua de São Francisco( esta eu explico depois), não tinha a avenida da Senhora do Castelo, não tinham o largo da feira.(indicado pomposamente como espaço multiusos...). Então destruiram o Monte da senhora do Castelo para fazer aquilo e agora fazem as actividades no meio da cidade?
Não há pachorra...

-----------------
De facto existe trabalho por parte de alguns mas não venhas defender o indefensável. A cidade parou. Objectivamente parou. E não é com street cars que demonstras o contrário.
Compara o desenvolvimento de Mangualde com as localidades semelhantes. É simples . É só atravessar as localidades. Quando podem porque algumas lembram-se de impedir o transito para fazer corridinhas.
Em termos de desenvolvimento programado e estratégico para Mangualde o que foi feito ou está para ser feito?
Se Mangualde continua sem esgotos, continua sem Etar a funcionar , sem circulares à cidade e dizes-me que está tudo feito????Pois alguma coisa foi feita e já agora foi feita antes por outros presidentes.
Qual o trabalho que teve a camara para ter as duas actividades que referes? Uma é propaganda comercial...a outra será da tal comum.
Afinal foi esse o trabalho do sempre jovem candidato. Festas... festinhas.... ora bolas...
Qual o progresso de Mangualde que falas nos últimos 6 anos? Onde estão as empresas... olha para NELAS, PENALVA, TONDELA, CARREGAl.... Independentemente do trabalho que reconheço a alguns vereadores a cidade estagnou. E estagnou por falta de visão estratégica para a mesma. Estagnou porque sobretudo no primeiro mandato o único objectivo foi pagar as promessas individuais. ( ver aumentos de funcionários camarários). Estagnou porque o presidente se dedica a essas coisinhas e festinhas em vez de se dedicar a resolver e a pensar em termos de estratégia global a cidade.
Estagnou porque tem uma percentagem elevadissima do seu orçamento para pagar a funcionários.
Olhando para a cidade que obras vejo em 6 anos? Uma: as "Streets of san Francisco".. Não consigo ver mais nada.
No teu passeio viste mais alguma coisa? Casas.. mas quem as fez? os particulares.
Ah que mentira .. afinal fizeram uma obra estruturante... parquimetros... e deram uma medalha ao TOY. E deram medalhas aos funcionários públicos ... Tanta obra estruturante.
Nas aldeias... Sim nas aldeias algumas coisas foram feitas... não muitas mas algumas. Mas na cidade .... ora bolas....
Tens a certeza que foi em Mangualde que passeaste os cães?
Do mocho

Agnelo Figueiredo disse...

Eu podia desmontar todo este rosário e muro de lamentações. Mas não.
Vou apenas lembrar que pretendi colocar a ênfase na mudança do paradigma que norteia a acção das Câmaras. Isso é o que me parece relevante.
O teu post, Mocho, apenas veio confirmar o que eu disse acerca dos tipos que, esses sim, pararam no tempo fixados nas ideias sessentistas.
Ah, recupero aqui uma curiosa frase do teu post:
"E o povo estava lá"