gerado por sloganizer.net

10 de junho de 2005

Insurgentes (cont.)

Relativamente ao meu post anterior, veio a minha querida Sulista perguntar "Onde pára a Polícia?".
Polícia? Como? Uma coisa assim...
É inacreditável como ainda existem em Portugal pessoas a pensar daquela forma.
Ó meus senhores, estes insurgentes são lutadores por melhores condições de vida. Lutam contra esta sociedade ocidental corrompida. São vítimas de exclusão social, que não têm outra forma de se manifestarem. Além de que, nas mais das vezes, são originários de famílias "desestruturadas" e vítimas inocentes de injustiças várias.
Por estas razões, às quais acrescem muitas mais que me abstenho de aqui referir, a sua luta só pode ser apoiada. Repressão, nunca! É que "violência gera violência" e não queremos que eles subam a "parada" e passem a pôr bombas ou a usar aqueles cintos especiais que estão tanto na moda.
Pelo contrário, uma política de distribuição de subsídios pode ser muito mais benéfica. É preciso dar-lhes o dinheiro que eles precisam para as suas marcas preferidas e para as suas doses diárias.
Deixo três sugestões:

  1. Que o Presidente condecore com a Ordem da Liberdade (ou da Solidariedade, ou da Igualdade, tanto faz) os líderes destes gloriosos resistentes;
  2. Que o novo Alto Comissário para os Refugiados coloque a protecção destes oprimidos entre as suas prioridades, em vez de ir tudo para o Darfur;
  3. Que a Polícia encete acções de formação junto dos pacatos cidadãos (nós todos), no sentido da necessária reeducação para esta problemática, e, numa fase inicial, proiba a malta de ir à praia, aos centros comerciais e de andar de combóio, incentivando a permanência, barricados, em casa.

Deixo, ainda, uma outra sugestão: leiam sociólogos, porra!

-----------------------------------------------

Actualização:

Vi na televisão.

  • Os insurgentes pareceram-me invulgarmente bronzeados;
  • A polícia está a compreender o fenómeno sociológico: "É normal", disse o graduado;
  • O Presidente Capucho tem de fazer o curso de reeducação. Chamou-lhes marginais. Tsssss!

10 comentários:

Anónimo disse...

O presidente capucho a única coisa que fez foi limpar a chuva do capote.
Como se acamara não tivesse a minima responsabilidade. Sendo certo que este é um caso de policia.. é sobretudo um caso social. isto sem desculpas .. mas é.
não é por acaso que se juntam dezenas ou centenas de miúdos para fazer isto. è um caso de policia ... mas não só.
Olha será certamente também um caso de organização urbanistica local, de acessos de planeamento e claro sem dúvida um caso social.
Mas por exemplo quando temos nas nossas zonas casos com ciganos é apenas um caso de policia???
Não consegues reprimir milhares de pessoas ao mesmo tempo.
estas pessoas não são vitimas como tentas gozar, são culpados, mas não são os únicos culpados. Devem ser reprimidos... mas isto não é apenas um caso de policia.
mocho

Agnelo Figueiredo disse...

Mocho, estás na minha linha. Fizeste o curso há pouco, ou já eras assim?
Um caso social. Muito bem. Tu estás certo. O Capucho é um tosco.
Vivam os casos sociais.

biodesagradaveis disse...

qnd fores assaltado e espancado dps kero ver o k escreves aki no teu blog !!! apoiem-nos q qualquer dia n saem á rua !

Anónimo disse...

eu não estou na tua linha.
apenas acho que este é um caso social e policial. Não é só policial. Queres fazer o quê? prender toda a gente? quem são? Prender miúdos? O que resolves?
è um caso social também o que não invalida o aumento da pressão social ma tendo consciência que a resolução é social. não tenhas duvidas. Mas com isto eu não estou a desculpar delinquentes. Se os descobrirem prendam-nos. Mas nada disto vai resolver. porque surgem outros.Quando resolveres as causas se isso for possível...caso contrário o problema tenderá a aumentar.
Não podes ir aos bairros e destruires e matar toda a gente pois não?
Nem o hitler resolveu asim o seu problema.Só com trabalho no bairro ao mesmo tempo com um aumento da pressão policial se podem resolver as coisas.
Não é com tangas como disse o presidente que se resolve. Como estão os acessos à prai?.. como está organizada a praia. A camara não tem nada a ver com isso.? ou só tem com a marina de cascais.?
Para destruires os gangs tens que fornecer aos seus elementos líderes e projectos de vida alternativos.Caso contrário caímos sempre no mesmo.Agora não mistures o que eu digo com a defesa de apatia na intervenção policial.
mocho

Agnelo Figueiredo disse...

"Não consegues reprimir milhares de pessoas ao mesmo tempo."
Como não? Estás a gozar? Claro que consigo. Só tenho de usar "meios proporcionais".
Todavia, hoje há uma grande variedade de oferta. Já aqui, neste blog, deixei algumas sugestões de equipamento a adquirir para estas eventualidades. E, se a coisa se complicar, há sempre a possibilidade de utilizar um "engenho nuclear táctico", que é uma coisa com um raio de acção limitado. Não confundir com "engenho nuclear estratégico", porque estes só têm interesse enquanto dissuassores, e agora já não se justificam.
Azurara

Elise disse...

"projectos de vida alternativos."

Não querem estudar, não querem trabalhar... Trabalhar como os pais deles e ganhar o salário mínimo? Nahhhhh...

O crime compensa...

E para quando o fim dos ghettos? e outras medidas muito impopulares, mas necessárias à segurança de algumas zonas do país.

Este crime foi muito grave. Mesmo muito grave. E é bom que as politicas mudem, porque senão o português tolerante por natureza irá tornar-se num extremista perigoso. Estou farta de avisar.

Anónimo disse...

e na tua opinião todos os habitantes dos bairros são criminosos?
e elise acabar com os ghettos ?
Como fazes isso. por decreto???
enquanto as cidades receberem mais e mais habitantes nacionais e estrangeiros os bairros complicados vão continuar
e façam favor de não dizer que isto é obra de pretos .. imigrantes .. brasileiros... é sobretudo obra de miúdos conduzidos pelos lideres da droga.
já agora azurara diz-me lá quais os meios proporcionais para impedir o que se passou. é que não percebo.... defendes uma bomba na praia?
uma bomba no bairro. claro que tinhas que colocar uma bomba por semana.
pensa um bocadinho. não sejam radicais
aumento da pressão policial claro que sim... embora os nossos policias sejam objectivamente uns nabos que só sabem passar multas.
Se o problema fosse fácil de resolver porque srá que os outros países o não resolveram. os americanos do tio Bush resolveram alguma coisa? não existia violência e gangs na américa? e têm pena de morte e matam miúdos . só não deitam bombas por agora.
Passem do discurso do senso comum.. quando leio estas coisas e sem ofensa fazem-me lembrar os disparates que se ouvem na comunicação social quando vão ouvir o "povo".
mocho

Agnelo Figueiredo disse...

Calma aí senhor Mocho com essa da América. Em New York, o Mayor Julianni reduziu os níveis de criminalidade para valores inferiores aos dos anos 30. Como. Com dureza e autoridade. Sem perseguir polícias. E mais: combatendo duramente a pequena criminalidade. Quando veio a Portugal dar uma conferência, viu uns monumentos grafitados e perguntou como era. E disse logo que era (também) por ali que se começava.
Por cá, com o PS, foi tudo ao contrário. O teu Alberto Costa andou a perseguir polícias. Os polícias passaram a ter medo de actuar. Tinham família em casa e não queriam ter processos nem serem presos. Até ficou célebre aquela do polícia que ferrou um tiro num assaltante em flagrante delito. Ele foi preso e o assaltante foi assaltar mais.
Isto é obra dos sociólogos (que são todos socialistas)!!!
E não venhas com essa treta dos "casos sociais". Isto é assim: "meu filho, aqui há regras; cumpres e a malta ajuda-te; não cumpres e levas nos cornos."
E já chega!
Azurara

Anónimo disse...

pronto ok
na tua opinião o caso de carcavelos foi por culpa dos socialistas?
tinha que ser...É tudo.
olha está nevoeiro. Não será por culpa dos socialistas?
a américa não resolveu nda em termos de conflitos e ghetos. Pode ter tido sucesso num ou noutro combate. mais nada.
Os policias se têm medo é por outra coisa...
Olha o candidato do teu partido à camara de santarem - policia e sociólogo - e não socialista - moita flores explicou isso bem na televisão...
devias ter visto.É do teu partido não tem o estigma socialista.
Como já disse aqui pensa um bocadinho e deixa-te de radicalismos populistas e demagógicos.
Reforço policial é uma coisa. Perceber que isto não se reolve dessa forma é outra.
mocho

Anónimo disse...

"meu filho, aqui há regras; cumpres e a malta ajuda-te; não cumpres e levas nos cornos."

Mai nada.