gerado por sloganizer.net

24 de junho de 2005

Livro Branco


É como vedes. Mais um livro branco. É que sempre dá mais uma comissão, e algumas nomeações de boys.
O governo extinguiu a Comissão Nacional de Luta contra a Sida, mas já resolveu o problema da colocação de três dos seus directores. Vão para o nóvel Alto Comissariado da Saúde.
Também este livro branco da Segurança Social vai ser elaborado por uma comissão. Sempre são mais uns "jobzinhos".
O Azurara sugere que se aproveite a vasta experiência de dois membros do governo que, já em 1998, apresentaram um Livro Branco da Segurança Social: Correia de Campos, actual ministro da saúde, foi o presidente da tal comissão de 1998. Ah, e Augusto Santos Silva tinha lá um lugar importante (acho que era "vice")
Agora estão ambos no governo...
Mas há uma questão:
O que é que aconteceu? O livro branco de 1998 não produziu qualquer resultado. De facto, entre 1998 e 2002 – consulado socialista – nada se fez no domínio da sustentabilidade da Segurança Social. Porquê? O livro estava errado? O PS não quis avançar com as medidas então preconizadas? Como foi?
Lembro que esta reforma (a da Segurança Social) foi uma das preocupações do governo de Durão Barroso, tendo granjeado contestação generalizada, desde os sindicatos, até aos partidos políticos da oposição, razão pela qual pouco se pôde avançar nessa altura.

Agora, como demonstração de eficiência, o governo resolve intervir ... … … nomeando outra comissão para fazer o mesmo trabalho que a de 1998. Só tem uma coisa boa: deve apresentar o tranalho no prazo de 30 dias.
Será pedir muito que estes senhores, os da tal comissão, depois de fazerem este livro rosa branco, tratem, também em 30 dias, da revisão do sistema de progressão na carreira dos funcionários da administração pública? É que aí vão ser precisos 18 vezes 30 dias para apresentar o trabalho.
Coisas próprias de socialistas!

Sem comentários: