gerado por sloganizer.net

8 de junho de 2005

Mangualde nas notícias

Pelas piores razões.
Temos um enorme incêndio. Fui à Sr.ª do Castelo dar uma mirada e, efectivamente, é grande. Não terá os 10 Km de frente que a TV diz, mas é bem grande. Não ameaçará as aldeias de Aldeia Nova e Santiago de Cassurrães, esta última bem grande, que a SIC diz que estão prestes a ser evacuadas, mas é bem grande. Se assim fosse, teria sido decretado o estado de emergência e (ainda) não foi.
Por que será que estes jornalistas teimam em dizer que "se levantou um vento muito intenso"? Nunca mais aprendem que o vento é característico do fogo? Nunca terão observado uma lareira? Será que não lhes dá para pensar?

Ouvi agora mesmo aquela cabecinha do Duarte Caldeira dizer que "é preciso planear em Outubro e Novembro os fogos de Maio e Junho". Fantástico. Planear os fogos.

6 comentários:

Anónimo disse...

No tempo do outro eram "trapalhadas". Agora são "dificuldades técnicas".

No que respeita aos jornalistas, eu dou razão ao Alberto João há muitos anos...,

Anónimo disse...

Azurara, acabei de colocar uma foto no meu blog do incêndio na Serra da Freixiosa ontem às 23:00. Dá para todos termos uma ideia da sua dimensão.

Saudações Mangualdenses

Elise disse...

Qual é a situação? Já está quase extinto?

Anónimo disse...

Eu estive lá, andei lá com os bombeiros toda a noite, e vi e houvi os câmaras da SIC a dizer "faz um plano com esta gente toda e todos estes carros e luzes para intensificar..." estavamos no São Marcos (no largo) e era óbvio que havia muita gente e carros, mas de gente que só vai ver e atrapalhar! De resto andei a combater o fogo com os BVM até às 07:00 e Aldeia Nova e muito menos Santiago estiveram em Risco, apenas um aglomerado de casas (4) no sítio do Balteiro e uma outra casa, que por acaso é de um Vereador da CMM estiveram em perigo (talvez mais até esta última). Mas que era um fogo grande e com várias frentes que evoluiam de uma forma muito incerta devido ao relevo+vento, isso era.Deixo aqui um alerta ao "povo"... se não vão para ajudar, p.f. NÃO VÃO! Presto aqui uma homenagem a todos os BV que por esse país fora dão o seu melhor. Não nos esqueçamos que são seres humanos como nós, mas que se arriscam POR NÓS.
Carlos Matos (Santiago)

Agnelo Figueiredo disse...

Ora viva Senhor Matos. Bem aparecido no Terras de Azurara.
Gostei dessa do povão "voyeur" dos fogos, a atrapalhar. Em parte, são a resposta ao sensacionalimo das nossas TV's e tal.
O fogo ainda lavra, mas parece que agora virou para cima, para Guimarães de Tavares.
Os escuteiros também andaram a combater? Quando eu fui escuteiro, aconteceu mais do que uma vez.
Quando é que temos um blog de Santiago?
Azurara

Anónimo disse...

isto mangualde está a crecer na blogosfera..
eu acho que todo este espectaculo, o frisson... só provocará em algumas pessoas o desejo de atear fogos. ver jornalistas a correr atrás de bombeiros mostrar choros e lágrimas transformar esta tristeza num espectáculo é mesmo chocante.
Mas uma questão pode ser colocada neste fogo. as constantes dificuldades em ter acesso a água por parte dos bombeiros. sei que foram abastecer por exemplo a um tanque de um familiar, mas depois não existia chave do motor... confusões.
Ora santiago tem bastante água. não caberia alguem a responsabilidade de criar zonas com acesso aos bombeiros com água. Por exemplo nessa zona da casa , creio que não era bem uma casa do vereador é uma zona com água.
De qualquer forma se chegou ao balteiro aproximou-se. Quanto a aldeia nova é de facto uma zona de algum perigo.Agora que as matas já não são limpas a criação de planos de combate em que os locais de acesso à agua existam e estejam identificados é fundamental.
mocho