gerado por sloganizer.net

3 de janeiro de 2005

Cabala, só pode ser!

O PS prevê aumentar o IVA para 20%?
Ná! Não acredito.
Então os senhores fartaram-se de "bater" na D. Manuela dizendo que o aumento dela tinha tido o efeito preverso de contribuir para a estagnação económica. Só pode ser mentira - uma cabala. Todos sabemos que, se o PS chegar ao governo, o que irá fazer, em coerência, será exactamente o contrário - repôr o IVA nos "vehos" 17%. Aumentá-lo, não!

Os tipos do DN devem ser uns "reaças". Ora vejam:
O Partido Socialista estuda uma possível subida da taxa máxima do IVA em um ponto percentual, para 20%, caso ganhe as próximas eleições legislativas, conseguindo um duplo efeito aumentar a arrecadação fiscal e convencer Bruxelas de um novo ciclo restritivo para a política orçamental. Em contrapartida, fonte socialista garantiu ao DN a possibilidade de introdução de estímulos à poupança, reintroduzindo os benefícios fiscais nos Planos de Poupança Reforma.
A solução IVA possui, para os socialistas, várias vantagens. A primeira é que não seria necessária repor as taxas de IRS nos patamares de 2004. José Sócrates foi crítico na baixa do imposto sobre o rendimento, introduzido pelo ainda ministro das Finanças, Bagão Félix, no orçamento para 2005. O líder socialista sabe que os custos políticos de um agravamento do IRS são «socialmente mais elevados» do que alterar as taxas do IVA. A segunda vantagem estaria na facilidade da cobrança do imposto.
Não é a primeira vez que o IVA seria o suporte para fazer crescer a receita fiscal. Manuela Ferreira Leite, ex-ministra das Finanças, subiu o imposto em dois pontos percentuais em 2002. Calcula-se que por cada ponto percentual de aumento a receita fiscal cresça 250 milhões de euros. Uma outra vantagem no aumento do IVA é «fazer a vontade» a Vítor Constâncio, governador do Banco de Portugal, que tem repetidamente reafirmado a necessidade de se aumentar os impostos para consolidar as finanças públicas.



2 comentários:

Anónimo disse...

Azurara .. andas "nerbuzito" não andas?
primeiro: O Dn é um jornaleco do grupo lusomundo coordenado pelo servo mor do pseudo jornalismo - o tio delgado. Faz parte do grupo pt ao serviço de santana.
segundo.. por coincidência no mesmo dia vem um um enfrasquinho qualquer dizer que o psd ia baixar os impostos. Ou seja teve o descaramento de lembrar o célebre choque fiscal prometido pelo psd.
ora como todos sabemos os impostos não desceram pelo contrário subiram.Ou seja o teu psd mentiu.
Vir agora com jogadas destas é perfeitamente ridiculo.
mas hábito em partidos como o psd e o pp. Virão muitas. Já foi desmentido por quem de direito.
E seria bom que te preocupasses com as promessas não cumpridas do teu partido e não exultasses perante coisas mesquinhas atiradas por jornais do aparelho do psd.
Já agora a noticia do expresso sobre a nossa ministra da educação agrada-te?
O comportamento da diplomacia portuguesa no caso do sismo agrada-te?
a falta a reuniões por parte do primeiro ministro para ir pra a borga agrada-te?
Porque esqueces a outra parte da noticia? o regresso dos beneficios fiscais.
Azurara tem calma.Não te excites. Faz mal ao coração.
mocho

Agnelo Figueiredo disse...

Como eu próprio afirmei, só poderia ser uma "manobra da reacção".
Agora:

"a noticia do expresso sobre a nossa ministra da educação" Não li. Conta-me.

"O comportamento da diplomacia portuguesa" Já disse. O senhor estava de férias, porra. Além disso: Os embaixadores e restante pessoal diplomárico (quase todo) é de carreira. Não é nomeado por governos. O governo poderá, e fá-lo, é colocar este embaixador aqui ou além, conforme entender. Topas?

"a falta a reuniões por parte do primeiro ministro". Não sei de nada. Conta-me.

"o regresso dos beneficios fiscais". Bom, embora em tenha um PêPêErrezito, acho que, no todo nacional, não haverá muita gente como eu. Por isso, embora me doa, não contesto a fim dos benefícios fiscais.

E lembra-te disto: por cada dia de campanha, o PS perde votos! Está a ver-se.