gerado por sloganizer.net

7 de janeiro de 2005

Medidas do PS

Do Público:
Além do controlo das finanças públicas, José Sócrates fixa como prioridades, até ao final da próxima legislatura, o crescimento da economia e do emprego.
[...]
Para “inverter a tendência dos últimos três anos”, o PS pretende também apostar no fomento dos postos de trabalho. “O objectivo é recuperar, no espaço de uma legislatura, os postos de trabalho perdidos nos últimos três anos", afirmou o líder socialista, que responsabiliza o Governo PSD/CDS-PP pela perda de 150 mil empregos.
[...]
A redução do preço da energia e comunicações, o combate à burocracia, a estabilização do investimento público e alterações no processo orçamental foram outras das medidas defendidas pelo Conselho Económico e Social. (do PS)

Isto a malta já sabia: o PSD é o culpado pela liberalização do comércio, com a consequente abertura aos produtos dos países asiáticos, nomeadamente a China. Isso já sabíamos.
A questão, não explanada, é:
Em que sectores de actividade é que vamos criar empregos ? Na falida indístria têxtil? Na do calçado? Onde? Em que sector(es) poderemos ser suficientemente competitivos para manter empresas em laboração?
Estará o PS a pensar em "mandar às malvas" a OMC e a UE e em fechar as fronteiras?

E como é que se reduz o preço da energia? Por decreto?

Também já sabemos que não é com incompetência nem com comportamentos erráticos. OK.
Mas, concretamente, como é que se vai fazer isto tudo?

Acho que é fundamental explicar COMO.
Será pedir muito?

1 comentário:

Anónimo disse...

podia responder-te da maneira mais fácil:

FAZENDO EXACTAMENTE O CONTRÁRIO DO QUE FOI FEITO PELO PSD/PP
Aliás seria tempo de pedires aos dirigentes do teu partido esclarecimentos sobre o que fizeram com o teu voto. o psd/pp é que devem explicar o que andaram a fazer durante estes 3 anos. mas insistes nessa demagógica tentativa de vitimização.
Não podes negar que com esta coligação o desemprego aumentou enormemente. Não podes negar que o governo teve responsabilidades nesse processo, foi uma opção politica ao diminuir fortemente o investimento. Isto são factos por isso. Não podes negar que o défice comercial se agravou em 20% nos primeiros 10 meses de 2004, passando num simples ano a taxa de cobertura de 69% para 65%
Como bem sabes no passado também o petroleo teve valores elevados. mas os preços não subiram desta forma. A politica de manutenção de preços foi quanto a mim correcta.Não podes culpar a crise internacional, porque enquanto os outros paises cresceram apesar da crise portugal afastou-se teve taxas de crescimento mais reduzidas e tem vindo a ser ultrapassado sucessivamente pelos restantes países da comunidade( chegou a vez de chipre e da eslováquia, ou eslóvénia)
Portanto desculpa-te lá com as chinesices que o problema não é esse.O problema foi a recessão artificalmente criada e a fixação pela meta do défice que afinal falhou totalmente como se provou.
Mas afinal queres o quê. Sócrates reuniu com o conselho económico e transmitiu a perspectiva dos membros deste órgão consultivo do líder socialista. Sócrates é assim. primeiro ouve os especialistas e depois apresenta propostas.
Aliás resumindo as declarações foram estas "No prazo de uma legislatura, o PS propõe-se conseguir para Portugal um “crescimento sustentado de três por cento”, recuperar os níveis de emprego registados em 2002 e colocar o défice público nos limites estabelecidos por Bruxelas, garantiu José Sócrates após reunião do Conselho Económico.


“Apurar a verdade sobre o défice orçamental” através da criação de uma comissão específica, presidida, eventualmente, por Vítor Constâncio, será uma das primeiras atitudes a assumir por um futuro Governo com José Sócrates como primeiro-ministro.

Reagindo ao que descreveu como um “estado de emergência nas finanças públicas”, no intervalo de uma reunião do Conselho Económico, que decorreu no passado dia 6 de Janeiro, em Lisboa, o secretário-geral socialista considerou “uma péssima notícia para o país que o crescimento seja de 1,6 e não de 2,4 por cento”, alertando para o risco de Portugal cair na “estagnação económica”.

Nas palavras de Sócrates, a revisão em baixa das previsões de crescimento para 2005 “põem em causa todos os fundamentos da política económica da coligação PSD/CDS-PP”, pelo que se confirma a urgência de uma mudança de rumo.

No final da reunião realizada no Centro Cultural de Belém, o porta-voz do partido para as questões económicas, Manuel Pinho, apresentou uma série de recomendações feitas pelo Conselho e que poderão ter tradução no programa eleitoral do PS, como o critério para a revisão do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) e a simplificação do sistema fiscal.

Algumas das propostas enunciadas pelo dirigente socialista centraram-se no uso das tecnologias da informação na Administração Pública, no estímulo às pequenas e médias empresas e na promoção da sociedade da informação e do conhecimento.

A redução do preço da energia e das comunicações, o combate à burocracia, a estabilização do investimento público e as alterações no processo orçamental foram outras das medidas defendidas pelo Conselho Económico.

Na perspectiva dos membros deste órgão consultivo do líder socialista, a principal aposta na área da despesa passa pela elaboração de um programa credível, bem como pela contratualizado da sua redução no prazo de quatro anos.".
não querias certamente que mais fosse dito neste momento aos jornalistas?
ms o futuro ministro da economia esclarece um pouco mais:
"Reagindo à mensagem do Presidente Sampaio, Manuel Pinho adiantou à Rádio Renascença que um futuro governo socialista tudo fará para mudar o quadro actual da economia portuguesa. "Será dada prioridade absoluta às qualificações, à tecnologia e à inovação de forma a aumentar a competitividade e isso, juntamente com uma gestão muito rigorosa das finanças públicas, são o que é necessário para lançar as bases do crescimento sustentável", declarou o cabeça de lista do PS pelo distrito de Aveiro e membro do Conselho Coordenador do Fórum “Novas Fronteiras” "
ou seja na tua opinião o país deve fechar. já que não tem qualquer sector competitivo, já que tudo é culpa do exterior.. nesse caso o psd pretende fazer alguma coisa.. ou apenas vai apagar a luz?