gerado por sloganizer.net

11 de janeiro de 2005

PS recusa proposta de debate

entre José Sócrates e Santana Lopes.
O PS recusou hoje o desafio lançado pelo PSD para um debate entre os líderes socialista, José Sócrates, e social-democrata, Pedro Santana Lopes, dedicado exclusivamente à economia do país.

Desta forma, o Eng. Sócrates evita ser confrontado com a necessidade de explicar uma série de coisas:
  • Como vai criar 150.000 novos empregos?
  • Será "por decreto"? Aumentará o número de funcionários públicos? Mas isso não comprometerá o saneamento das contas?
  • Então será no sector privado? Dará subsídios aos industriais? Diminuir-lhes-á o IRC? E quais os sectores industriais em que poderemos ser competitivos? A nossa indústria têxtil irá sobreviver? Mesmo com a "invasão" dos produtos da China, que paga 30€ por mês a cada trabalhador e não lhes dá qualquer regalia social?
  • Aumentará o IVA?
  • Aumentará o IRS?

Assim, sem debate, o Sr. Eng. Sócrates poderá continuar a dizer que recuperará os "postos de trabalho perdidos", apostanto no "aumento da qualificação" e no "choque tecnológico".
Ó Sr. Eng., olhe que o aumento da qualificação não dimiui o desemprego. O que diminui o desemprego é a criação de empresas. E, como é bom de ver, o governo não cria empresas (a não ser naqueles sistemas de economia planificada e dos planos quinquenais de triste memória - que faliram na década de 80). O que a qualificação faz é melhorar a produtividade. Mas olhe:
Se um trabalhador é mais produtivo ... as empresas são mais competitivas ... mas são precisos menos trabalhadores...
Topa?

Sem comentários: