gerado por sloganizer.net

5 de janeiro de 2005

Insólito (II)

Comentando o meu post anterior - Insólito - veio o meu amigo Mocho perguntar se eu não acharia igualmente insólito o episódio "Pôncio Monteiro".
Não! Esse, eu acho que foi simplesmente lamentável!
Insólita é a forma como os partidos formam as suas listas de candidatos. Arranja-se uma ou duas "estrelas" para encabeçar, seguem-se os tipos da "entourage" e termina-se com uma cambada de "toscos". Isto sim, isto é insólito.
Eu defendo um modelo de representação parlamentar mais responsabilizante. Os círculos uninominais poderiam ser uma solução a experimentar. Assim, pelo menos, teríamos o "nosso" deputado a quem poderíamos vir a pedir contas. Da forma como está, depois das "estrelas" terem saído para o Governo (se ganharem) ou para lides mais lucrativas (se perderem), quem acaba por ficar na Assembleia são os tais "toscos". Parece-me que na próxima Assembleia, estes serão a maioria.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tanto quanto me recordo essa é uma proposta do ps. Não totalmente uninominais, por causa da constituição, mas dentro desse tipo. Estranhamente foi recusada na altura pelo psd que também já a defendeu.
Mas tens que concordar que o processo de criação de listas do PSD foi desta vez de novo conturbado e revelador do estilo santanista. No PS foi bem mais tranquilo. E ao que parece Mangualde ficará sem representação parlamentar.
mocho

Agnelo Figueiredo disse...

Tanto quanto me parece, isso não é verdade.
Ao que julgo saber, o Dr. João Azevedo será o 4º do PS e o Dr. António Silva o 9º do PSD (a Dr.ª Helena Oliveira - que também é de Mangualde - será a 5ª do PSD).
O Dr. Soares Marques deverá ser o Mandatário.
Não estará mal.
Quanto aos círculos uninominais, estamos quase de acordo. Quase, porque eu vou mais longe e entendo que deve ser alterada a Constituição. Quase, porque, como tenho dito, em todos os partidos, e não só no PSD, há "coirões" que vivem da política.

Agnelo Figueiredo disse...

Tenho de fazer uma correcção.
Parece que, afinal, o Dr. João Azevedo não figura na lista do PS.
Mangualde terá ficado a perder.