gerado por sloganizer.net

15 de fevereiro de 2005

Sindicatos e Concursos

O Sindicato dos Professores do Norte (SPN/Fenprof) criticou hoje a ausência de vagas no concurso de docentes para Quadros de Zona Pedagógica (QZP) e o saldo negativo para Quadros de Escola (QE).

Estes tipos não saberão que o número de professores necessários é directamente proporcional ao dos alunos?
Não saberão que as escolas, sobretudo as mais antigas, têm quadros sobredimensionados?
Não saberão que a indicação das vagas é feita por cada uma das escolas?
Não saberão que o Ministro (este, o anterior ou o futuro) não interfere na determinação das vagas?

Ou será que sabem tudo isto mas querem, em nome do "senso comum", diminuir o rácio alunos/professor, pese embora não existir qualquer estudo com base científica que correlacione esta variável com o acréscimo de qualidade da educação?

Sindicatos...

3 comentários:

Estrela do mar disse...

...pois... pelos vistos...não sabem mesmo...

Continuação de uma boa semana.
Um beijinho*.

Anónimo disse...

ora bejamos ...
acho que os quadros de zona devem acabar. logo devem ser colocados em escolas.para isso devem existir vagas.
por outro lado não venhas com essa do rácio. o rácio é baixo é verdade mas aquilo que foi feito com as turmas a 28 alunos sem desdobrar foi grave. não dos que acham que as turmas tenham que ser minimas, mas cerca de 20 alunos é um numero aceitavel. E obrigar as turmas a ter no minimo 24 na pratica 28 alunos..
não venhas com o rácio que isso entra com todas as situações anómalas...
portanto seria possivel arranjar vagas nas escolas. só que neste momento esse processo devia ser feito apenas para colocar quadros de zona, pois temos professores a mais no sistema . As escolas estão sobrelotadas de professores e aí não temos nada a fazer. não percebo o espanto dos sindicatos.
mocho

Agnelo Figueiredo disse...

Numa escola secundária pública, normal, há cerca de 8 alunos para cada professor. É obra! Nas EB 2,3 o rácio ainda é menor. Na primária, embora não disponha de dados objectivos, lembro que há casos, infelizmente muitos, em que há 1 aluno para 1 professor!!