gerado por sloganizer.net

27 de fevereiro de 2005

Tortura policial (II)

Aqui há uns dias, o filho de um rapaz meu amigo recebeu uma notificação para ir a tribunal como testemunha. Não fazendo ideia do que se tratava, procurou informar-se e acabou por saber. Era assim:
Há cerca de meio ano, o carro dele foi assaltado em Coimbra. Furtaram-lhe o auto-rádio. Acompanhado por um colega, dirigiu-se à esquadra da PSP para apresentar queixa. Aquando na esquadra, entrou um meliante, algemado, detido por dois agentes. Os rapazes não sabiam qual o motivo da detenção, mas observaram o estado de grande agitação em que se encontrava o detido, o qual vociferava contra os polícias. “Vocês estão lixados. Eu vou tramar-vos” (não era bem assim que dizia…). Então, subitamente, investiu de cabeça e repetidamente contra uma parede. Ficou todo moído e a sangrar abundantemente antes de ser completamente imobilizado pelos polícias.
Agora o filho do meu amigo, mais o outro miúdo, vão a tribunal testemunhar o sucedido porque o meliante apresentou queixa contra os polícias.

Ficção? Não! A verdade nua e crua.

Não se fique a pensar que “gosto” dos polícias. Pelo contrário. Eles multam-me pelas razões mais imbecis que se podem imaginar. Não obstante, as forças de segurança, e a sua autoridade, são um dos garantes da democracia. Só que nós ainda não exorcizámos os fantasmas e continuamos a confundir autoritarismo com autoridade democrática.

3 comentários:

Anónimo disse...

e alguns policias pensam que estão a fazer filmes made in uSA.
E outros policias em vez de investigarem a sério seguem a reboque das televisões.
Mocho

Anónimo disse...

Panfleto nº 9

ESCÂNDALO

O POVO QUER SABER O REGISTO ACADÉMICO DO 1º MINISTRO DE PORTUGAL!

O S.I.R. (Serviço de Informações da RIAPA) descobriu que há suspeitas de ilegalidade na concessão de equivalências pela Universidade Independente, entre as disciplinas do bacharelato em Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e a Licenciatura em Engenharia Civil da Universidade Independente, do senhor José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.
A LEI obriga que as notas dos alunos sejam Publicadas e Públicas.
A Universidade Independente recusa-se a dar a informação alegando "reserva da intimidade da vida privada".

Estão a esconder o quê?

Se calhar não temos nenhum Engenheiro como Primeiro-Ministro!

Mais Investigação em

www.riapa.pt.to

Anónimo disse...

Pois é. Mas as pessoas continuam a confundir os conceitos. Assim como estereotipam a direita com a designação de "fascistas" (mas isto é outra e longa história).

Há tempos aconteceu-me um episódio singular. Um amigo deu-me boleia para a universidade - por cerca de 100 metros, se tanto, apenas da base de uma subida até ao estacionamento. Por pura distracção, esqueci-me de colocar o cinto de segurança. Imagine - estava a sair do carro, ainda nem tinha fechado a porta, e já estava um polícia da "Escola Segura" (aparentemente, seguiram-nos) a pedir-me a identificação - não estou a exagerar. Não me multaram, a coisa ficou por um aviso. Ironia da situação: já fui assaltado naquele local. E, como eu, dezenas de colegas meus. Nunca se viu polícia nesses momentos.

O que não anula o facto de a polícia ter pouca autoridade e de ser constantemente desrespeitada nos dias que correm.

Já agora, por curiosidade: qual foi o resultado do julgamento?