gerado por sloganizer.net

23 de maio de 2005

Educação Sexual (6)

Era meido-dia e qualquer coisa, estava eu a acordar, suavemente, quando tocou o telefone. Era um amigo que me disse: "Ouve a TSF que está a ser engraçado".
Assim fiz, e fiquei deitadinho a ouvir.
Era um debate sobre o problema da educação sexual na escola. Estava lá um senhor da tal Associação para o Planeamento da Família, uma do ME, outra do IPJ, e estava lá uma outra, que não sei quem nem o que é que representava, que se indignava com a "conversa" dos outros. Às tantas, avança em força:
- O senhor está a ver este livro que se chama "Para me conhecer, Para te conhecer" e que é para os 1º e 2º ciclos?
- Sim, é uma edição nossa, é da APF.
- Pois olhe, aqui na página tal (não fixei) diz assim: Deves ter em atenção que há coisas que podem ser conhecidas por diferentes nomes. Ter relações sexuais, vagina e pénis, podem ser conhecidos por f...r, c..a e c.....o!

SIM! A senhora disse mesmo. Leu tudo. Eu ouvi com estes dois que a terra há-de comer.
Só não escrevo as palavras porque tenho vergonha.
Provavelmente, se eu tivesse tido aulas de educação sexual, não teria qualquer problema em escrevê-las.

Eu sou um bocadinho marreta, mas não posso deixar de imaginar que, depois de uma aula destas, tudo será possível. Até mesmo "Ó professora, vá-se vai-te f....!".

12 comentários:

Elise disse...

Fim da inocência...

Vem um lá de fora para o Porto. O meu marido diz que ele é bom. A ver vamos.

Douglas P disse...

Não posso acreditar que essa senhora tenha mesmo dito isso!!!
Não quero acreditar que isto ainda está pior do que eu pensava!

Agnelo Figueiredo disse...

Que o disse, disse. Eu ouvi!
Mas o problema não é ela ter dito.
O problema é estar escrito num livro recomendado como actividade a desenvolver com os alunos.
É demasiado mau!!!
Azurara

Anónimo disse...

Tão modernas e evoluídas se querem mostrar. Mas eu continuo a gostar de ser "cota" como me chama o meu filho. E, dar-lhe a educação que ele precisa... em casa!

Não é para isso que somos os Pais?

Abraço ;-)

Elise disse...

Na faculdade fizemos uma experiência: pusemos uma caixinha para perguntas anônimas sobre a sexualidade numa EB 2+3.

FIcamos "vermelhas". para além da linguagem rude, brejeira, havia muitas dúvidas genuinas que precisavam de explicação por profissionais na área. Duvido que muitos pais soubessem responder àquelas perguntas. Para além disso há o embaraço natural na relação pais -filhos).

Anónimo disse...

Elise

Ainda há minutos atrás estive a condraditá-la noutro blog (sobre o Iraque) e me parece que agora me vou de novo meter consigo.
Li há dias um seu comentário em que se referia a "um certo comentário" que leu no murcon, e que achava que quem o tinha feito estava com a "razon". E eu, tolo, logo pensei que esse comentário era o meu...onde eu dizia que achava a ES nas escolas ABUSIVA E PERIGOSA. Mas neste seu comentário diz que "existem nos jovens muitas dúvidas genuinas que precisam de uma explicação por profissionais da área e duvida que os pais estejam em condições de dar essas explicações até pelo embaraço natural da relação pais/filhos".
Quem concorde que as aulas de ES nas escolas são abusivas e perigosas não poderá preconizar que elas existam. Deve mesmo ter sido uma grande confusão minha...

Elise disse...

A mim me parece que não tem seguido os meus comentários e posts sobre isso! :p

Não concordo com a forma como a ES está (des)organizada em Portugal. Por issoa ssinei a petição.

Mas acho que a ES deve passar obrigatoriamente pela escola, leccionada numa disciplina à parte por profissionais formados na área e com a aprovação e colaboração dos pais .

Ou seja, a educação sexual deve ter uma abordagem ecológica e abranger as crianças, os adolescentes, e os pais.

E quando disse que o seu comentário estava cheio de "razon", foi porque salientou como os comentadores queriam sobretudo ser aprovados pelo murcon. :p Nesse comentário, o A Mim me Parece não se referiu à ES abusiva e perigosa.

"O que por aqui vai de comentadores salivando por um nico de atenção do Professor Júlio Machado Vaz"

Anónimo disse...

Elise

Foi esse mesmo o meu comentário que a Elise comentou. Que termina dizendo que entendo a ES ministrada nas escolas como abusiva e perigosa. Se tiver a concordância e a autorização dos pais ou dos encarregados de educação já não será abusiva. Mas infelizmente muitos pais devem ser protegidos de se lhes pedir autorizações do género.
Quanto a ser perigosa, nem vou referir porquê. Mas a mim me parece evidente.

Elise disse...

Não, o comentário reza assim:

"A mim me parece said...

O que por aqui vai de comentadores salivando por um nico de atenção do Professor Júlio Machado Vaz! O homem é uma vedeta da comunicação social. As mulheres suspiram por ele e ... alguns homens também. Aposto que ele leu os primeiros comentários e ... se foi masturbar."

................

Não há referência à parte abusiva e perigosa. Talvez tenha sido outro comentário noutro blog.

E concordo que mesmo sendo "parcialmente" verdadeira a noticia do expresso, a desorganização da ES é perigosa. Para crianças, para adolescentes e para os pais.

Anónimo disse...

Assim como um pai ou encarregado de educação pode optar para que o seu filho não frequente as aulas de religião, também deve poder subtrair os seus filhos ou aqueles de quem são educacionalmente responsáveis dessas aulas que considero abusivas e perigosas.
A mim me parece | Homepage | 21.05.05 - 9:51 pm | #
===================================

Elise

Peço mil desculpas. De facto onde referi que considerava as aulas de ES nas escolas abusivas e perigosas foi num comentário no doportugalprofundo, sobre o tema reencarnação. O mal é que, com a minha confusão, estava a pô-la a desdizer aquilo que não tinha dito. Daí esta minha retractação e o meu pedido de desculpas.

Elise disse...

No fundo, a mim me parece, que acabamos por chegar a um consenso! :)

Agnelo Figueiredo disse...

"Tudo termina bem quando acaba bem!"
Azurara