gerado por sloganizer.net

25 de maio de 2005

A galinha da vizinha...

Há uns dias, referi que tinho ido à "baixa" tomar café (foi no dia da "nafatlina). O amigo e conterrâneo Mocho retorquiu, dizendo que em Mangualde não há "baixa". Efectivamente, só há "baixa" nas grandes cidades, o que não é o nosso caso. Todavia, temos um centro de cidade muito bem arranjadinho, excepto para aqueles que, vivendo cá, acham que tudo é uma merda e que as cidades e vilas vizinhas é que progridem.
Ora, como o Terras de Azurara tem a honra de contar com visitas de "estrangeiros" - alfacinhas, tripeiros e outros - vou aqui pôr umas fotos que fiz hoje. Foram recolhidas caminhando de poente para nascente ao longo do centro da cidade.
Por favor, façam os vossos comentários.

Rotunda "das mamas" que dá acesso ao Largo Dr. Couto. A estátua é obra de uma professora da nossa escola. É uma alegoria às mulheres e homens que trabalharam a terra e as máquinas (da indústria metalomecânica e têxtil) e contribuiram para o progresso da terra.

Largo Dr. Couto visto da Câmara Municipal

Largo Dr. Couto visto do lado oposto à Câmara (ao fundo com a Capela do Rebelo)

O Largo Dr. Couto funde-se com o Largo do Rossio. Aqui está a zona pedonal do respectivo jardim.

Largo do Rossio visto do lado descendente.

E para hoje, chega.

10 comentários:

Anónimo disse...

é só imagem.. mais nada. as rotundas não são eficazes...não servem. são minimini rotundas.
os jardins são bonitos isso toda a gente diz.
mas continuo à espera que me mostres alguma diferença de fundo a fotografia actual e a fotografia do panfleto propagandistico da camara.
ainda para mais as fotografias não cheiram. e não era cheiro a naftalina descansa. mangualde cheira a outra coisa.
Mangualde é uma cidade parada. mas isso são outras discussões.aliás é curioso .. não apanhaste pessoas nem carros.. porque será.....porque mangualde está parada.
e sabes mangualde não começa aqui. a entrada de mangualde são as lixeiras. por onde entras apanhas lixeira e esgotos a cheirar mal.é fácil mostrar um centro .. parado... paradinho.. sem obras feitas. as casas são as mesmas têm décadas. a obra principal da camara foram os parquimetros.
Bem vais-me obrigar aperder umas horas a fotografar as entradas de mangualde. tenho é de ver como se publica o cheiro a esgoto
mocho- triste por ver mangualde afundada.

Agnelo Figueiredo disse...

Vejam bem o que é um cego.
"... são minimini rotundas", diz o Mocho, o tal do sempre contra.
Ora comparem o tamanho dos automóveis com o das rotudas. A crítica que se ouve é a contrária - de que são grandes de mais.
Arre porra!!

Elise disse...

bom dia! :) Eu já fui a Mangualde e gostei.

Anónimo disse...

caro azurara
apenas mostrou uma parte do centro. porque não mostra o cimo do rossio. as fontes que não funcionam e com água suja, o espaço internet com papeis de aviso já comidos do sol.
porque não mostra o comércio parado e sem clientela, não mostra o desarranjo em que está o largo das carvalhas. o centro vive da periferia, não olhemos só para o umbigo mas para todo o abdomen.

Anónimo disse...

Aqui Zé Fontinha
Não conheço Mangualde, mas confesso que fiquei com vontade de conhecer. Um fim de semana destes apareço por aí.Passe a publicidade, alguém me indica um bom restaurante?

Agnelo Figueiredo disse...

Alô Zé Fontinha
Apareça quando entender. Sabemos receber quem nos visita.
Para gastronomia regional, recomendo "O Valério". Para ementa mais variada, "O Ermitão", bem no cimo do monte da Sra. do Castelo, junto à igreja.
Azurara

Elise disse...

Os meus sentimentos Azurara. 46 anos, era ainda muito novo! :(

Agnelo Figueiredo disse...

Caro Micróbio,
Quando quiseres comprar os pasteis de feijão, os "feijões", deves ir ao "Patronato", no Largo da Misericórdia. O "patronato" começou por ser um serviço social da paróquia, há mesmo muitos anos, e hoje, mantendo o nome, é uma pastelaria que funciona nas instalações co Centro Paroquial. Um dia destes ponho aqui umas fotos deste Centro Paroquial. É uma "obra" a sério (Igreja, Auditório, Centro de Dia, Creche, Jornal, pastelaria,...) à qual tenho uma especial ligação. É que, além do resto, fui um dos projectistas das instalações eléctricas.
Azurara

Ruvasa disse...

Viva!

Cá por mim gostei do que vi e fiquei com vontade de lá ir.

Até já...

Ruben

Anónimo disse...

as rotundas não prestam. não servem a sua função. são pequenas e grandes. pequenas mas enormes para o pouco espaço.. pequenas e não permitem circular enormes porque não existe espaço para elas..
e concordo com o que diz o outro anónimo que não sou eu.
mangualde não é isto. e mesmo isso é só imagem. as casas estão velhas a cair de podre. a camara nunca se preocupou com a reabilitação do centro.( é função da camara)
o centro de mangualde não tem comercio. aliás mangualde não tem comércio. as lojas são velhas lojas sem clientes.
a unica coisa bonita são os jardins onde aliás ninguem passeia. a partir das 9 horas mangualde fecha para obras.. melhor para a televisão.
e repara eu gosto de mangualde. porque gosto é que gostava de ter uma camara que tivesse um plano estratégico para o seu desenvolvimento. um presidente a tempo inteiro um presidente que não limitasse a sua intervenção a jantares, casamentos e batizados.
mocho