gerado por sloganizer.net

28 de maio de 2005

O pai do "monstro"


Na edição de amanhã do Expresso, o da direita acusa o da esquerda de ser o legítimo pai do "monstro" – o défice. Em 1989, Cadilhe era ministro das finanças de Cavaco, mas diz que o pacote legislativo que aprovou o NSR (Novo Sistema Retributivo da Função Pública) foi conduzido directamente pelo primeiro-ministro. Se a legislação é da autoria de um ou do outro, não interessa nada. O que interessa é que foi a partir de então que os funcionários públicos passaram a ter um estatuto remuneratório digno. Esta é, de resto, uma das medidas que todos nós, os funcionários públicos, devemos àquele governo do PSD.
Cavaco esteve muito bem ao aumentar a Função Pública. Terá estado mal quando manteve uma série de privilégios que deixaram de fazer sentido no novo quadro remuneratório. Nomeadamente, Cavaco manteve a progressão automática e não teve a coragem para, em simultâneo com o aumento de vencimento, fazer aprovar um sistema de avaliação consequente, verdadeiro "calcanhar de Aquiles" da Administração Pública Portuguesa.
Mas, repare-se, Sócrates não anunciou nada nesta matéria. Melhor dizendo, Sócrates só falou em aumento da receita. Não tocou na contenção da despesa. Aí o regabofe vai continuar.

4 comentários:

Anónimo disse...

Como eu gostava que definisses de vez uma posição
o sócrates não interferiu nas despesas... lindoooooooooo
então as acusações sobre a função publica são destinadas a fazer o quê
sócrates apresenta um plano equilibrado de aumento da receita e de cortes progressivos na despesa.
já agora que falas no cavaco.
Estás a esquecer-te que exsitiram 4 anos em Portugal de aumentos zero na função público. Dois com cavaco e dois com Durão...Em todos os outros anos tivemos aumentos de ordenado.
Coincidências lixadas...
Quando Sócrates impede as progressões automáticas por 2 anos e quando fala num novo regime de progressão a partir de 2008 está a fazer o quê????
Tenta ser justo de vez em quando...
mocho

Agnelo Figueiredo disse...

Nenhuma dessas medidas representa cortes na despesa. Isso é apenas, e só, o que os socialistas melhor sabem fazer: adiar! "Chutar para canto.". Os cortes da despesa do PS são do tipo "vamos esperar que eles morram".
Meu caro, a situação obriga a cortes na despesa JÁ! ESTE ANO! NÃO É DAQUI A DOIS ANOS!
Cortar despesas seria, por exemplo, anunciar: não faremos o Aeroporto. Adiamos para melhores tempos. Outra seria: vamos pôr portagens. Esta última até era dupla: menor despesa e mais receita. E era já. TOPAS?
Manter a despesa e aumentar a receita aumentando os impostos ATÉ O MEU CÃO JABBA (o Max já não tomaria medidas tão básicas; tem outra cabeça)
Azurara

Anónimo disse...

e depois vinha aqui o azurara a chamar nomes ao sócrates.
O lano é para 3 anos. E implica cortes. alguns discutiveis até.
Por outro lado o PS sabe que não pode deixar cair a economia . o investimento publico em infraestruturas deve manter-se. No aeroporto ou noutra coisa qualquer.
Não são os jornalistas que decidem a politica do PS . È o PS... è lixado mas é assim
Mocho

Agnelo Figueiredo disse...

"No aeroporto ou noutra coisa qualquer" diz o Mocho.
Palavras para quê?
Azurara